Câmara Municipal de Monforte

Available actions

Reader available actions

 

Câmara Municipal de Monforte

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/AHCM/CMMFT

Date range

1512  to  1976 

Holding entity

Arquivo Histórico do Concelho de Monforte

Biography or history

D. Afonso III no ano de 1257 concedeu-lhe Carta de Foral, concedendo amplos privilégios e regalias aos seus moradores e habitantes como forma de fixar a população.

O primeiro e único registo gráfico que conhecemos actualmente da fortaleza as Vila de Monforte data dos começos de século XVI (1520-1530), através do desenho realizado por Duarte d´Armas, integrado no Livro das Fortalezas, a pedido do monarca D. Manuel I.

D. Manuel I, no contexto da reforma dos antigos forais medievais, concedeu uma nova carta de foral à vila de Monforte no ano de 1512.

Em termos políticos - administrativos o ano de 1895 foi terrífico para o concelho de Monforte, que foi extinto como resultado da reforma de João Franco, transitando a sua tutela administrativa para o concelho de Arronches. Contudo, esta situação durou cerca de três anos. No ano de 1898 (13 de Janeiro) o concelho de Monforte foi restaurado, voltando á sua posse Freguesia de Monforte.

Formado pelas freguesias de Monforte; Vaiamonte; Assumar; Santo Aleixo.

Geographic name

Scope and content

Inclui: constituição e regulamentação do município, foral; registo de leis e ordens; cartas régias; Órgãos do município; Serviços Administrativos; Património; Serviços Financeiros; Impostos; Eleições; Funções Militares; Justiça; Controlo das Actividades Económicas; Serviços Urbanos; Saúde e Assistência; Educação; Sentenças, escrituras, petições, arrematações, orçamentos requerimentos, etc.

Other finding aid

Guia, inventário.

Notes

Fontes utilizadas para a redacção do elemento História Administrativa:

Collecção Oficial de Legislação Portuguesa - 1836-1842-1878-1896-1900-1913:1936,1942, Imprensa Nacional Lisboa.